Fundado em 10 de Abril de 1950 na cidade de São João Del Rei, Minas Gerais, o Expresso Vera Cruz percorre uma trajetória de sucesso, dedicação e responsabilidade.
Sua história começa com a formação da sociedade de dois irmãos vindos, ainda crianças, da Itália. José e Mario Mattina Lombardi adotaram o Brasil como sua nova pátria. A origem do nome da Empresa seria então uma homenagem à Terra de Vera Cruz, primeiro nome dado ao país que os recebeu de portas abertas.
O Expresso Vera Cruz se orgulha de ter iniciado suas atividades com o transporte de produtos da própria região, principalmente do tecido produzido na cidade. Nessa mesma época, os irmãos tinham como trato dirigir pessoalmente cada novo caminhão até que este fosse completamente pago. E, com todo vigor do trabalho, a Empresa expandiu-se criando suas filiais nos principais polos econômicos do pais, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Focado na filosofia voltada para novas associações, José Mattina Lombardi, ainda em 1954, filiou-se ao SETSESP – Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo, estado polo de saída de cargas para outras regiões do país. Em 2003 o Expresso Vera Cruz foi homenageada pelo SETSESP, que se tornou a maior de classe da América do Sul, por ter sido a 13ª Empresa a filiar-se ao sindicato – importante passo na história da Empresa.
A sociedade impressionou na vida e na morte. Mario faleceu em 1987, aos 58 anos e José um ano depois, aos 65.
O exemplo familiar vingou. Ainda nos anos 70, a segunda geração juntou-se aos sócios para aprender e dar continuidade aos negócios. Filiaram-se ao Sindicato das Empresas de Transportes de Minas Gerais (SETCEMG) entre outras participações e honraram o nome da transportadora.
Hoje, com espírito inovador, a terceira geração se faz presente para perpetuar a história de sucesso da família.